política

Câmara de Vereadores de Santa Maria escolhe futuro presidente hoje

Eduardo Tesch

Foto: Lucas Amorelli (Arquivo Diário)
Vereador Alemão do Gás (esq.), que ajudou eleger Alexandre Vargas (centro), pode dar voto decisivo, hoje, ao outro bloco

O ano nem acabou, mas a Câmara de Vereadores de Santa Maria começa a projetar 2019. Nos corredores do Legislativo, não se fala em outra coisa: a eleição da Mesa Diretora, que acontece hoje, na sessão que começa às 15h no plenário da Casa. Em jogo, além dos cargos de presidente, 1º e 2º vice-presidente, 1º e 2º secretário, está a indicação de 16 cargos, que, historicamente, são divididos entre os partidos vencedores da disputa.

No bloco da oposição, que atualmente ocupa a presidência com Alexandre Vargas (PRB), o emedebista Adelar Vargas, Bolinha, será o candidato. A dúvida fica por conta da situação, que até ontem à noite não tinha definido o nome. Nos bastidores, os nomes de Cida Brizola (PP), Drª Cida, que disputou a presidência no ano passado, e de João Chaves (PSDB), líder do governo Jorge Pozzobom (PSDB), são os cotados para concorrer.

Vereadores vão eleger a nova Mesa Diretora e votar o projeto dos puxadinhos

Contudo, independentemente de qual será o nome escolhido pela situação, as atenções e articulações estão voltadas ao voto do vereador Leopoldo Ochualaki (PSB), Alemão do Gás. O parlamentar, ao longo do ano, votou com o bloco dos 11 - que representa a oposição. Porém, nos últimos dias, a posição do parlamentar tem sido questionada por ambos os lados. Nos corredores, circula a informação de que ele poderia votar com os governistas. Procurado pela Diário na última terça-feira, Alemão do Gás limitou-se a dizer:

- Eu sei o que vou fazer. Sei o que é melhor para Santa Maria - disse, sem abrir o voto.

A composição da Mesa Diretora, seja qual for o bloco ganhador, será formada por oposição e situação, como é hoje. Isso acontece porque, no Regimento Interno da Casa, existe a previsão de que os cargos de 1º secretário, 2º vice secretário e 1º suplente sejam ocupados por vereadores indicados pela chapa derrotada na eleição.

- Isso acontece para que a Mesa seja pluripartidária, sem ficar refém de apenas um grupo político - explica o diretor Legislativo, Astrogildo Silveira.

DESPEDIDA
Um dos últimos atos do atual presidente da Câmara, Alexandre Vargas, foi a participação na homenagem ao técnico do Athletico-PR, o santa-mariense Tiago Nunes, pela conquista da Copa Sul-Americana (leia mais na pág. 20). Após a cerimônia, que aconteceu no Gabinete da Presidência, Vargas relembrou os momentos marcantes em que esteve à frente do Legislativo.

- Acabo hoje, com o terceiro maior ato da minha gestão. O primeiro foi o Plano Diretor, que vai desenvolver a cidade, trazer emprego e renda para Santa Maria. A segunda foi a implantação da TV Câmara em canal aberto para que as pessoas possam acompanhar o nosso trabalho com transparência. E hoje a entrega da moção. Eu me sinto finalizando um ciclo, com uma sensação de dever cumprido -destacou Vargas.

O QUE FAZ A MESA DIRETORA
Confira algumas atribuições da Mesa Diretora, segundo o regulamento interno da Câmara

  • Administrar a Câmara de Vereadores  
  • Propor a criação de cargos e concursos, além de alterar remunerações
  • Designar vereadores para representar a Câmara
  • Requisitar auditorias e inspeções do Tribunal de Contas sobre atos sujeitos à fiscalização
  • Determinar o desconto nos vencimentos dos Parlamentares, proporcional às ausências injustificadas às sessões ordinárias
  • Aprovar a proposta orçamentária da Câmara e as solicitações de crédito adicionais
  • Elaborar relatório trimestral sobre o desempenho das finanças do Poder Legislativo, que constará em demonstrativo correspondente e será disponibilizado à população

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Disputa pela Mesa Diretora pesa o clima na Câmara, avalia colunista Anterior

Disputa pela Mesa Diretora pesa o clima na Câmara, avalia colunista

Vereadores vão eleger a nova Mesa Diretora e votar o projeto dos puxadinhos Próximo

Vereadores vão eleger a nova Mesa Diretora e votar o projeto dos puxadinhos

Política